Governo de Pernambuco Anuncia Programa Cientista Arretado na Brazil Conference

Picture of Redação Portal Digital

Redação Portal Digital

Programa Cientista Arretado

Durante sua participação na 10ª edição da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou o Programa Cientista Arretado. Este programa, com investimentos de R$ 10,5 milhões através da FACEPE, em parceria com centros de pesquisa e universidades do estado, visa fortalecer e ampliar o conhecimento científico no governo.

O Cientista Arretado utilizará a produção científica das universidades pernambucanas para contribuir com áreas estratégicas da gestão estadual, como segurança, saúde e educação, com foco na transferência de tecnologia junto à comunidade científica.

Durante sua palestra no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston (EUA), Raquel Lyra convidou pesquisadores a participar do programa:

“Quero convidar vocês a fazerem parte conosco, bolsistas, estudantes de doutorado, mestrado, PhD, para trabalhar junto com o Governo de Pernambuco sobre construção e a medição de impacto das políticas públicas. Alguns já estão se formando e quero permear todo o nosso governo com vocês e com nossos estudantes de Pernambuco. Estamos cansados de olhar para o passado, e são os estudantes e pesquisadores que podem nos ajudar a construir um novo presente”, afirmou a governadora.

Programa Cientista Arretado1

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag) será a primeira a implementar o programa. Ela será responsável por definir os desafios da administração pública que serão atendidos com as soluções propostas pelos pesquisadores. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) lançará os editais para chamamento público da comunidade científica, através da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

Segundo a secretária da SECTI, Mauricélia Montenegro, “as expectativas em torno do Programa Cientista Arretado são as melhores possíveis. É uma parceria que o Governo do Estado irá firmar com os centros de pesquisas, universidades e pesquisadores. É um convite à comunidade acadêmica para nos ajudar a pensar soluções para atender as demandas do povo de Pernambuco”, concluiu.

Fotos: Pexels

Posts Relacionados

Compartilhar
Twitter
Enviar

Post Anterior

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page

Rolar para cima