Vendas no Varejo Caem 1,6% em Junho Segundo a Cielo

Picture of Redação Portal Digital

Redação Portal Digital

Vendas no Varejo

Impacto do Dia dos Namorados Alivia Queda Mais Acentuada

O faturamento do varejo em junho apresentou uma queda de 1,6%, ajustada pela inflação, em comparação com o mesmo período de 2023, conforme indicado pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que refletem a receita de vendas sem descontar a inflação, houve um aumento de 2,8%.

Desempenho dos Macrossetores

Os três principais macrossetores – Bens Duráveis e Semiduráveis, Bens Não Duráveis e Serviços – registraram queda. No segmento de Bens Duráveis e Semiduráveis, a queda foi de 3,0%, com Vestuário e Artigos Esportivos sendo os mais afetados. Em Bens Não Duráveis, a redução foi de 1,3%, influenciada principalmente pelo desempenho negativo de Livrarias e Papelarias. No setor de Serviços, a queda foi de 1,0%, com Estética e Cabeleireiros impactando negativamente.

Crescimento em Segmentos Vinculados ao Dia dos Namorados

Apesar da queda geral, houve crescimento em segmentos relacionados ao Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho. Óticas e Joalherias, Varejo Alimentício Especializado e Recreação e Lazer apresentaram desempenho positivo. O calendário também contribuiu para suavizar os resultados, pois em 2024 não houve feriado de Corpus Christi em junho, resultando em um dia útil a mais comparado a 2023.

Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, comentou: “Assim como o Dia das Mães representou um alento para o varejo em maio, o Dia dos Namorados desempenhou esse papel em junho. Os segmentos presenteáveis ajudaram a amenizar uma queda que poderia ter sido ainda mais acentuada.”

Vendas no Varejo 2

E-commerce e Vendas Presenciais

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo IBGE, registrou uma alta de 0,39% para junho. O principal impacto de alta veio do reajuste dos preços dos alimentos. Considerando o IPCA e o IPCA-15 ponderados pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses até junho foi de 4,06%.

Resultados por Região

De acordo com o ICVA deflacionado e ajustado pelo calendário, os resultados regionais em comparação com junho de 2023 foram: Sul (+0,7%), Sudeste (-0,2%), Norte (-0,6%), Centro-Oeste (-1,1%) e Nordeste (-1,8%). Em termos nominais, os resultados foram: Sul (+5,2%), Sudeste (+4,4%), Norte (+3,6%), Centro-Oeste (+3,2%) e Nordeste (+3,1%).

Vendas no 2º Trimestre de 2024

No segundo trimestre de 2024, as vendas no varejo caíram 1,2% ajustadas pela inflação, em comparação com o mesmo período de 2023. Em termos nominais, houve um crescimento de 2,5%.

Vendas no 1º Semestre de 2024

No primeiro semestre de 2024, descontada a inflação, as vendas no varejo caíram 0,7% em relação ao mesmo período de 2023, com retrações observadas em janeiro, março, abril e junho. Em termos nominais, o faturamento do varejo aumentou 3,0% no semestre.

Cálculo do ICVA

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo e acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro com base nas vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, abrangendo desde pequenos lojistas até grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é determinado pelo seu desempenho no mês.

Imagens: Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)

Posts Relacionados

Compartilhar
Twitter
Enviar

Post Anterior

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page

Rolar para cima