Na noite de quarta-feira (4), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 167 pássaros silvestres que estavam sendo transportados de forma irregular na BR-116, em Salgueiro, no Sertão pernambucano. As aves, das espécies caboclinho e curió, estavam acondicionadas em dez gaiolas dentro de duas caixas sem ventilação adequada, no bagageiro de um ônibus interestadual.
Detalhes da Operação
Durante uma abordagem a um ônibus que fazia a linha Floriano/PI até Recife, os policiais realizaram uma verificação no compartimento de bagagens e encontraram os pássaros. As aves haviam saído de Picos, no Piauí, e estavam a caminho da capital pernambucana, percorrendo uma distância de 800 quilômetros.
O passageiro de 33 anos, responsável pelo transporte das aves, afirmou que havia recebido os pássaros no Terminal Rodoviário de Passageiros (TIP) no Recife e que os comprava e revendia. Ele não soube informar o nome da pessoa que entregou as aves.
Medidas Tomadas
A equipe da PRF emitiu um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para o passageiro pelo crime ambiental. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado para receber os pássaros e dar continuidade às medidas cabíveis.
Imagens: PRF Divulgação