A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início à Operação Corpus Christi 2024 na quarta-feira (29), em Pernambuco, com a utilização de radares portáteis e bafômetros durante a fiscalização. A operação, que se estenderá até o domingo (2), coincide com o encerramento do Movimento Maio Amarelo, uma campanha que visa conscientizar sobre a violência no trânsito no Brasil.
Com a expectativa de aumento no fluxo de veículos, especialmente em direção ao litoral e ao interior do estado, a PRF reforçará a fiscalização nas rodovias mais movimentadas, como a BR-101, BR-232, BR-104, BR-407 e BR-428. O foco será nas áreas com maior incidência de acidentes graves.
Para prevenir acidentes causados por excesso de velocidade, a PRF usará radares portáteis capazes de captar a velocidade a até um quilômetro de distância. Além disso, para combater a condução sob efeito de álcool, as abordagens incluirão o uso de etilômetros. A fiscalização também será rigorosa em relação a ultrapassagens proibidas e o uso seguro de motocicletas.
A operação também inclui ações de conscientização em parceria com outros órgãos, alertando motoristas, passageiros e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro. Durante as abordagens, serão distribuídas informações sobre direção defensiva e cuidados essenciais.
Além da segurança no trânsito, a PRF intensificará ações de combate ao crime com apoio do Comando de Operações Especializadas. O objetivo é garantir a segurança dos viajantes e combater crimes como assaltos, receptação, porte ilegal de armas, tráfico de drogas e contrabando.
Recomendações para Motoristas
- Descanse bem antes de dirigir e verifique a validade da CNH e do licenciamento.
- Cheque os equipamentos obrigatórios e faça uma revisão do veículo.
- Mantenha uma distância segura no trânsito, especialmente de ônibus e caminhões.
- Transporte crianças nos dispositivos adequados à idade e ao peso.
- Respeite os limites de velocidade e nunca misture bebida e direção.
- Em caso de emergência, ligue 191.
Fotos: Divulgação