Recorde Anterior foi Registrado no Início de Junho
Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 220 milhões de transações em um período de 24 horas.
Somente no dia 5 de julho, foram realizadas 224,2 milhões de transferências via Pix para usuários finais. Além disso, o volume financeiro movimentado também atingiu um novo recorde, com R$ 119,4 bilhões transacionados em um único dia.
O Banco Central destacou a importância do Pix como uma infraestrutura digital pública que promove a inclusão financeira, a inovação e a concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil. “Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, afirmou o BC em comunicado.
O recorde diário anterior havia sido registrado no dia 7 de junho, com 206,8 milhões de transações.
Crescimento Contínuo do Pix
Lançado em novembro de 2020, o Pix acumulava, até o final de junho de 2024, um total de 165,8 milhões de usuários. Desse total, 151,8 milhões são pessoas físicas e 14,63 milhões são pessoas jurídicas. Em maio, o sistema superou a marca de R$ 2,13 trilhões movimentados, segundo os dados consolidados mais recentes.
Impacto do Pix na Economia Brasileira
Desde a sua criação, o Pix tem desempenhado um papel fundamental na transformação do cenário financeiro no Brasil. Sua popularidade se deve à rapidez, facilidade e segurança que oferece nas transações, além de ser uma ferramenta crucial para a inclusão financeira, permitindo que um maior número de pessoas e empresas acesse os serviços financeiros.
O crescimento contínuo do Pix reflete a confiança dos usuários na plataforma e a crescente adaptação do mercado às novas tecnologias de pagamento. Com a ampliação do uso do Pix, espera-se que ele continue a impulsionar a economia digital e a promover uma maior eficiência no sistema de pagamentos do país.
Fotos: Agência Brasil