Pernambuco Meu País em Bezerros Demonstra a Força de um Evento que Nasceu Grande

Picture of Redação Portal Digital

Redação Portal Digital

bezerros

Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundarpe, a primeira noite do Festival Pernambuco Meu País em Serra Negra contou com a presença da governadora Raquel Lyra.

O primeiro dia do Festival Pernambuco Meu País em Bezerros/Serra Negra, no Agreste Central, iniciou com uma atmosfera acolhedora. A temperatura amena foi complementada pelo calor humano de um público encantado. Diversos polos culturais, como País das Culturas Populares, País da Literatura, País das Artes Cênicas, Cortejo Brincantes, País do Circo, País da Música e Pernambuco Meu País, receberam grandes nomes da cultura pernambucana, incluindo Duda Beat, Joyce Alane e Almério. A governadora Raquel Lyra abriu a segunda etapa do festival, que segue até domingo (21), com diversas atividades culturais e apresentações musicais.

“É uma alegria poder estar aqui na segunda etapa do Festival Pernambuco Meu País. Este festival foi desenhado a muitas mãos, com muito carinho, buscando destacar a nossa identidade cultural. Taquaritinga foi um sucesso, e aqui em Bezerros o sucesso já é visível no rosto de todos. Serra Negra é especial para o turismo de Pernambuco. O festival já nasce grande, valorizando nossa cultura e respeitando nossos artistas. Pernambuco é um país e temos muito orgulho de viver aqui”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Destaques do Festival

Programação Cultural

A programação começou com um foco na cultura popular, incluindo atividades circenses e um show em homenagem a Abelardo da Hora e Naná Vasconcelos, apresentado pela primeira vez no festival. A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, ressaltou a importância de destacar esses ícones da cultura pernambucana.

Renata Borba, presidente da Fundarpe, destacou a essência itinerante do festival, permitindo que artistas levem sua arte para várias cidades. “Trazemos grandes artistas nacionais e pernambucanos, novos talentos e nomes consagrados, dividindo o mesmo palco. Por isso, chamamos de Pernambuco Meu País”, enfatizou.

Primeiras Atrações

País das Culturas Populares: Maracatu Várzea do Capibaribe, Afoxé Babá Orixalá Funfun, Mestre Ciriaco do Coco e Perigosas Pastoras.
País da Música: Riah e Dani Carmesin, talentos pernambucanos que encantaram o público.
Artes Cênicas: “No Rastro do Encantado” e “São João Encantado”.
País das Conexões Visuais: Exposições de artes visuais e fotografia, incluindo uma interação sensorial do artista Mozileide Neri.
País da Literatura: Contação de histórias e escambo de livros, com a Cia Fisa D’Art de Garanhuns.
Cortejo Brincantes: Grupos de Afoxé, Maracatu e outros representantes da cultura popular pernambucana.
Programação de Hoje
Além da intensa agenda de atividades, o palco Pernambuco Meu País desta vez contará com shows de artistas como Ciel Santos, Ylana (participação especial de Gabi da Pele Preta), The Fevers e Paulo Miklos.

Homenagens e Destaques

O palco Pernambuco Meu País emocionou o público com um espetáculo que homenageou Naná Vasconcelos e Abelardo da Hora, dirigido por Jam da Silva e Maria Paula Costa Rêgo. A cantora Duda Beat expressou sua felicidade em participar do evento, destacando sua relação afetiva com Serra Negra.

Objetivo do Festival

O Festival Pernambuco Meu País promove a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais, apresentando ao público uma rica diversidade cultural. O festival visa conectar regiões, cidades, identidades e conceitos artísticos, refletindo a identidade de Pernambuco como um estado-país. Com 80% dos artistas sendo locais, o festival beneficia diretamente cerca de 700 mil pernambucanos.

Apoio e Parcerias

O festival é realizado pela Secult-PE e Fundarpe, com o apoio das prefeituras das oito cidades que recebem o evento, além das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), Saúde (SES-PE), Mulher (SecMulher-PE), Defesa Social (SDS), Turismo (Setur-PE), Empetur, Adepe, Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Fotos: Secult PE / Fundarpe

Posts Relacionados

Compartilhar
Twitter
Enviar

Post Anterior

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page

Rolar para cima