Iniciativa visa combater o crime organizado e garantir a segurança na região fronteiriça entre os dois estados
Na madrugada desta sexta-feira (17), às margens do rio São Francisco, na orla de Petrolina, as Secretarias de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) deram início à maior operação conjunta entre os dois estados: a Operação Vale do São Francisco Seguro. A operação, que mobiliza mais de 400 agentes de segurança, tem como objetivo principal cumprir mandados de prisão e busca e apreensão, além de aumentar a presença policial em áreas de fronteira que apresentam altas taxas de homicídios, tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e outras atividades ilícitas.
Operação Vale do São Francisco Seguro
Com duração até domingo (19), a operação visa saturar áreas específicas com alta incidência de criminalidade, particularmente aquelas afetadas por disputas entre facções criminosas. A secretária executiva da SDS-PE, Dominique de Castro Oliveira, e o comandante do policiamento Norte da Polícia Militar da Bahia, coronel Valter Araújo, estiveram na linha de frente do lançamento da operação. “Esta operação demonstra não apenas força numérica, mas a integração entre nossos estados com o objetivo comum de combater a criminalidade e proporcionar segurança para Pernambuco e Bahia”, afirmou Dominique de Castro Oliveira.
Coronel Valter destacou a importância histórica da cooperação: “Esta é uma operação conjunta que deve continuar, trazendo sucesso nas ações e mais segurança para a região.”Operações em Terra e ArDurante a operação, haverá um reforço significativo na delegacia de plantão de Petrolina para atender as ocorrências das forças de segurança atuando na cidade.
O delegado da polícia civil da Bahia, André Viana, o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Torres, e outras autoridades, incluindo o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha, e o comandante dos Bombeiros de Pernambuco, Luciano Fonsêca, também estiveram presentes.
A Polícia Militar vai aumentar o efetivo nas vias públicas do Sertão, com foco em locais de grande fluxo como centros comerciais, setores bancários, parques, ciclovias e áreas de lazer. As ações preventivas incluem campanhas como Alerta Celular e de combate à violência contra a mulher. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) intensificará fiscalizações através da Operação Bar Seguro e estará envolvido em remoções e salvamentos.Para garantir uma cobertura completa, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia realizarão patrulhamento aéreo ostensivo, apoiando o cumprimento de mandados e outras ações terrestres.
Reunião de Integração de Segurança Pública
Na manhã desta sexta-feira, será realizada a 3ª Reunião Integrada de Segurança Pública no Vale do São Francisco, no auditório da Faculdade Soberana, em Petrolina. A reunião contará com a presença da secretária executiva da SDS-PE, Dominique de Castro Oliveira, e do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, onde serão discutidas estratégias e resultados esperados da operação.
Com essa operação robusta e integrada, Pernambuco e Bahia demonstram um compromisso sólido com a segurança pública, buscando não apenas combater a criminalidade, mas também proporcionar um ambiente mais seguro e protegido para os cidadãos da região do Vale do São Francisco.
Fotos: Divulgação