Pernambuco Antecipa Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa: Saiba Mais

Picture of Redação Portal Digital

Redação Portal Digital

Vacinação Contra Febre Aftosa

O Governo de Pernambuco deu início a uma importante ação: a vacinação antecipada de todo o rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa. Sob o tema “Em Pernambuco a Febre Aftosa Não Tem Vez”, a campanha, que inicialmente estava programada para maio, foi antecipada para abril e segue até o dia 30 deste mês.

Coordenada pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a ação tem como objetivo imunizar 100% do rebanho estadual, envolvendo todas as Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco, inclusive o Arquipélago de Fernando de Noronha.

A vacinação é obrigatória e os produtores têm até o dia 30 de abril para adquirir o imunizante e aplicá-lo nos animais. A declaração da vacinação deve ser feita até o dia 15 de maio, nas unidades regionais da Adagro ou através do site adagro.pe.gov.br.

A iniciativa visa atingir uma cobertura vacinal acima de 90% do rebanho, condição necessária para que Pernambuco obtenha o reconhecimento de estado “Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”. Isso terá um impacto positivo em toda a cadeia produtiva do agronegócio, fortalecendo o setor pecuário e contribuindo para a economia do estado.

Vacinação Contra Febre Aftosa

Para garantir o sucesso da campanha, a Adagro realizou articulações com as farmácias veterinárias registradas, assegurando o estoque suficiente de doses do imunizante. Além disso, o governo adquiriu doses para atender pequenos criadores quilombolas, áreas indígenas e assentamentos.

A não vacinação e declaração dentro do prazo estabelecido podem acarretar em penalidades para os produtores, como multas e impedimento de movimentação dos animais. É importante ressaltar que a febre aftosa, além de representar riscos para a saúde animal, também causa prejuízos econômicos significativos.

Saiba mais sobre a febre aftosa e a importância da vacinação para proteger o rebanho e fortalecer o setor agropecuário de Pernambuco.

Fotos: Pexels

Posts Relacionados

Compartilhar
Twitter
Enviar

Post Anterior

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page

Rolar para cima