A Secretaria de Defesa Social (SDS) está preparando uma operação especial para a Semana Santa 2024, com foco na utilização avançada da tecnologia e no aumento do efetivo policial.
O planejamento do esquema de segurança já está em andamento, com reuniões realizadas presencialmente e virtualmente no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). Participaram representantes dos setores de Turismo, Defesa Social e Cultura de diversos municípios, incluindo Recife, Ipojuca, Caruaru, Gravatá, Brejo da Madre de Deus e Petrolina, além de integrantes das Forças de Segurança do Estado.
A utilização de recursos tecnológicos como câmeras de reconhecimento facial, drones e Plataformas de Observação Elevada (POE), aliada ao aumento do policiamento ostensivo a pé, motorizado e montado, tem como objetivo repetir o sucesso das operações realizadas durante o Réveillon e o Carnaval.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também está intensificando suas ações durante a Semana Santa, especialmente nas BRs 232 e 104, no Agreste de Pernambuco. O objetivo é garantir a segurança e a mobilidade dos viajantes que se deslocam para a região, assim como do público que vai prestigiar o espetáculo da Paixão de Cristo em Fazenda Nova.
Além disso, a SDS está reforçando o policiamento em diversos municípios, incluindo Recife, Caruaru, Petrolina e outros, garantindo a segurança tanto para os eventos no interior quanto para os turistas que optam por descansar nas belas praias do litoral pernambucano, como Porto de Galinhas.
A secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, enfatizou a importância da antecipação e integração das ações para o sucesso dos eventos durante a Semana Santa, destacando o papel fundamental da tecnologia na obtenção de resultados positivos na segurança pública.