Mobilidade em Pernambuco: Pedágios e Concessões Rodoviárias

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Mobilidade em Pernambuco

O governo de Pernambuco, em colaboração com o BNDES e a Seplag, elaborou uma proposta de concessão rodoviária que inclui a cobrança de pedágio em três importantes rodovias estaduais: PE-60, PE-90, e PE-50. Essa iniciativa, que está pronta para licitação, visa a melhoria da infraestrutura rodoviária no Estado através de investimentos privados.

Entenda a Proposta de Concessão de Rodovias

A proposta de concessão prevê a administração conjunta das rodovias PE-60, PE-90 e PE-50 por uma futura concessionária, que assumirá a operação e manutenção dessas vias por um período de 30 anos. O investimento total estimado é de R$ 2,2 bilhões, dos quais R$ 1,13 bilhão serão destinados à melhoria das rodovias, e R$ 1,12 bilhão serão usados em serviços para os condutores.

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Detalhes das Rodovias Concedidas

PE-60: Principal acesso ao Litoral Sul de Pernambuco, com extensão de 86,5 km.
PE-90: Liga Toritama a Carpina, com 107,6 km.
PE-50: Conecta Limoeiro à BR-232 em Vitória de Santo Antão, com 40,5 km.

Essas rodovias atravessam 21 municípios, afetando diretamente uma população de aproximadamente um milhão de pessoas.

Investimentos e Melhorias Propostas

A concessão inclui a construção de 80,7 km de multivias (duas pistas com duas faixas de tráfego por sentido com separador físico) e 8,1 km de terceiras faixas. Além disso, serão construídas 14 pontes e 2 viadutos. A PE-60, por exemplo, terá metade de sua extensão duplicada (44,7 km de 86,5 km), 25 km de acostamento e 3,6 km de terceira faixa.

A PE-90 terá 36,1 km de pista dupla, 53 km de acostamento e 4,4 km de terceira faixa, enquanto a PE-50 não será duplicada, mas receberá 39 km de acostamento.

Desafios e Críticas

Apesar da importância estratégica dessas rodovias, especialmente a PE-60 que é crucial para o turismo e o acesso ao Litoral Sul, sua situação atual é degradante. A proposta de concessão inclui apenas duplicações parciais, o que pode não atender completamente às expectativas da população que geralmente associa estradas pedagiadas a pistas totalmente duplicadas.

Anúncio de Restauração da PE-60

Em resposta às críticas, a governadora de Pernambuco anunciou em maio de 2024 a restauração da PE-60 com um investimento de quase R$ 75 milhões. As obras incluem a construção de viadutos, alargamento de pistas, instalação de defensas metálicas, implantação de acostamentos em mais de 50% do trecho, construção de 38 dispositivos de interseção, 18 km de passeios urbanos e 86 pontos de ônibus.

 

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