O presidente Lula do Partido dos Trabalhadores (PT) estará no estado de Pernambuco na quinta-feira (18) e sexta-feira (19). Durante sua estadia, estão agendados eventos significativos, como o anúncio de investimentos para a Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, na quinta, e a Cerimônia de Troca do Comando Militar do Nordeste (CMNE), no Recife, na sexta. Uma possível visita ao Palácio do Campo das Princesas está sendo considerada, mas ainda não foi confirmada.
Esta será a primeira visita de Lula ao estado neste ano de 2024, marcando o segundo destino no Nordeste. Na quinta-feira, o político participará da inauguração da pedra fundamental das obras do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, antes de cumprir sua agenda em solo pernambucano. Na sexta-feira, seguirá para a Bahia, onde lançará as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Em meio às articulações para as eleições municipais de outubro deste ano, espera-se que o presidente Lula dedique a maior parte de seu tempo neste primeiro semestre a visitar todos os estados do Brasil.
No ano passado, Lula recebeu críticas por dar prioridade à agenda internacional em detrimento das questões nacionais, apesar da conquista da possibilidade de sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30) em 2025.
A equipe da presidência, anunciou sua programação para esta quinta em Pernambuco. Esses compromissos fazem parte de uma extensa série de atos administrativos planejados durante a visita do político à região Nordeste.
Confira a agenda de Lula no Nordeste:
Dia 18 de Janeiro
Salvador (BA)
Assinatura de acordo de parceria para implantação do Centro Tecnológico Aeroespacial da Bahia (Senai -Cimatec);
Paulo Afonso (BA)
Inauguração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF);
Dia 19 de janeiro
Ipojuca (PE)
Visita à Refinaria Abreu e Lima – Rnest;
Recife (PE)
Cerimônia de Troca do Comando Militar do Nordeste (CMNE)
Fortaleza (CE)
Lançamento da Pedra Fundamental do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Foto: Ricardo Stuckert/PR