Infraestrutura: Governo de Pernambuco Define Data para Entrega do Primeiro Trecho do Arco Metropolitano no Grande Recife

Picture of Redação Portal Digital

Redação Portal Digital

Arco Metropolitano Grande Recife

A governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou a data para a entrega do primeiro trecho do Arco Metropolitano no Grande Recife durante um seminário sobre infraestrutura. O edital de licitação do projeto deve ser lançado ainda em julho.

Detalhes do Projeto e Financiamento

A governadora explicou que a obra do Arco Sul, com um custo estimado de R$ 1,4 bilhão, será financiada em parceria com o governo federal. “Metade do valor será custeado pelo Estado e a outra metade pelo governo federal, que vem nos dando um grande apoio. O Arco está inserido no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e estamos confiantes de que vamos tirar esse sonho do papel. Queremos lançar a licitação do projeto e concluí-la ainda este ano para que as obras comecem em 2025”, afirmou Raquel Lyra.

Trecho Sul: O Primeiro Passo

O Lote 2, conhecido como Trecho Sul, abrange 27 km e liga o Cabo de Santo Agostinho à BR-232, seguindo até a BR-408 no município de Paudalho. Este trecho é considerado o mais simples e menos polêmico do Arco Metropolitano. A expectativa é que o edital de licitação seja finalizado ainda este mês. “Estamos trabalhando na finalização do projeto, o que deve acontecer nos próximos dias de julho. Nossa meta é entregar a primeira parte, o chamado Arco Sul, até dezembro de 2026. Queremos soltar a licitação o mais rápido possível”, disse a governadora.

Trecho Norte: Um Desafio Pendente

O Lote 1, chamado de Trecho Norte, permanece envolvido em um impasse sobre o traçado que pode ‘arrodear’ a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia Beberibe. Este trecho, que compreende 50 km da BR-408 em Paudalho até a BR-101 Norte em Goiana, ainda está sendo estudado pelo governo de Pernambuco. A ausência de informações detalhadas sobre o Trecho Norte indica que o traçado ainda não foi definido.

Arco Metropolitano Grande Recife 1

Seminário de Infraestrutura

O anúncio foi feito durante o seminário “Construindo Caminhos para o Desenvolvimento”, realizado no Auditório do Empresarial RioMar Trade Center 5, em Boa Viagem. O evento, promovido pela Associação Atitude Pernambuco e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIE-PE), reuniu especialistas, autoridades governamentais e representantes do setor privado para debater soluções inovadoras e estratégias eficazes para o desenvolvimento econômico de Pernambuco.

Guilherme Ferreira Costa, presidente da Associação Atitude Pernambuco, destacou a importância da infraestrutura para o desenvolvimento das empresas e a economia do estado. Entre os palestrantes, estavam Bruno Bittencourt, superintendente do DNIT em Pernambuco, Diogo Bezerra, secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Paulo Neves Baptista Rodrigues, diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, Márcio Guiot, presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, e Tânia Bacelar, economista da Ceplan.

A Urgência do Projeto

O Arco Metropolitano, discutido há quase 20 anos, é uma das infraestruturas mais urgentes de Pernambuco. A promessa de conclusão até dezembro de 2026 marca um avanço significativo na realização deste projeto, que visa desafogar a Região Metropolitana do Recife.

Posts Relacionados

Compartilhar
Twitter
Enviar

Post Anterior

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page

Rolar para cima