O Halloween está ganhando cada vez mais espaço no Brasil, e o número de campanhas e ações de marketing para a data disparou em 2024. A principal justificativa para esse investimento é a tentativa de conexão com o público jovem. Dados da Ecglobal mostram que 78% dos brasileiros entre 18 e 34 anos celebram o Dia das Bruxas.
No entanto, as marcas precisam estar atentas à participação de outros grupos etários. A adesão entre o público 55+ também é notável: 45% dos respondentes nesta faixa etária compartilham o gosto pela temporada de doçuras ou travessuras, exigindo a atenção das marcas que incorporaram a data ao calendário de marketing.
Entre os que vão celebrar a data, 57% planejam participar de festas ou eventos temáticos, enquanto 42% pretendem consumir comidas e bebidas especiais. Assistir a filmes ou séries de terror foi a atividade citada por 42% dos respondentes. Outras atividades incluem “doces ou travessuras” (39%) e decoração de casas com temas de Halloween (38%). Além disso, 36% dos participantes afirmaram que usarão fantasias, e 35% farão compras temáticas.
Marketing de Halloween
Quando o assunto é consumo, 53% dos entrevistados planejam comprar comidas e bebidas temáticas. 44% buscam acessórios para fantasias, enquanto 40% investirão em decoração para a casa. A variedade de produtos (40%) é o principal fator para a escolha do local de compra, com destaque para as lojas online (57%) e lojas especializadas (53%), que oferecem uma gama mais diversa de opções.
Marcas com forte conexão com o Halloween, consolidando-se através de campanhas temáticas consistentes. A continuidade das ações criadas por essas marcas mantém-nas na mente dos consumidores e fortalece seu vínculo com a festividade.
Ainda assim, há espaço para crescer: 63% dos respondentes acreditam que as marcas podem fazer mais para incentivar a comemoração no Brasil. Entre as principais expectativas, os consumidores mencionaram mais promoções (48%) e produtos mais acessíveis e diversificados (42%). Além disso, 41% sugerem que as marcas apoiem eventos e festas temáticas, enquanto 38% esperam campanhas publicitárias mais criativas.
Venda de Artigos para Halloween Aquece o Comércio e Contribui para a Geração de Empregos
O Halloween já se popularizou entre os brasileiros e vem ganhando cada vez mais espaço no calendário de festas. O comércio de itens tradicionais de decoração, além das fantasias e dos doces para as crianças, aquece o mercado e contribui para a geração de empregos.
Para 2024, a venda de produtos relacionados aos lançamentos do cinema impulsiona as vendas. As estreias de filmes como ‘Coringa 2’ e ‘Os Fantasmas se Divertem 2’ aumentam a procura por artigos associados aos personagens das produções cinematográficas, como Arlequina e Beetlejuice.
Para quem prefere os tradicionais monstros e bruxas, o comércio traz ainda opções de adereços e maquiagens que podem transformar qualquer figurino do guarda-roupa em uma fantasia. “Nesta época do ano, vale tudo. Um simples adereço ou maquiagem pode transformar qualquer roupa em fantasia. Por isso, buscamos investir em variedade, com produtos de diferentes estilos para atender a todos os públicos”, afirma a gerente de compras.
Contratações Já Começaram
Por envolver o Dia das Crianças, o Halloween e o Natal, o último trimestre do ano é um período importante para o comércio. Para atender a demanda de outubro a dezembro, os lojistas reforçam os estoques e realizam as tradicionais contratações de fim de ano.
Para este ano, a expectativa é de aumento de 10% nas contratações temporárias, comparadas ao ano de 2023. E as vagas já estão sendo preenchidas.