O governo federal anunciou uma medida que vai aliviar o bolso de milhões de brasileiros: a distribuição gratuita de botijões de gás de cozinha para mais de 20 milhões de famílias até dezembro de 2025. O presidente Lula destacou a importância dessa iniciativa como parte de um compromisso maior do governo em garantir que o setor energético cumpra um papel social essencial.
Durante a cerimônia de lançamento da Política Nacional de Transição Energética, Lula frisou que a transição energética é uma oportunidade que o Brasil não pode deixar escapar. Ele também criticou a privatização da Eletrobras, chamando-a de “crime de lesa-pátria”, e reafirmou o papel estratégico das empresas estatais na promoção de políticas sociais que beneficiem o povo brasileiro.
O programa “Gás para Todos” será o maior programa de acesso ao cozimento limpo do mundo, conforme destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ele ressaltou que, além de garantir o gás gratuito, o governo federal também está empenhado em substituir o uso de lenha por alternativas mais saudáveis e sustentáveis.
Além disso, a Política Nacional de Transição Energética foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e promete transformar o Brasil em um líder na economia verde. Com investimentos que podem chegar a R$ 2 trilhões nos próximos 10 anos, o país poderá gerar 3 milhões de novos empregos em setores como energia eólica, solar, biomassa e hidrogênio verde.
O objetivo do governo é claro: garantir que a energia limpa e renovável não só ajude a combater as mudanças climáticas, mas também traga oportunidades reais para os brasileiros, diminuindo as desigualdades sociais e regionais.