Usuários do sistema de pagamentos Google Pay terão acesso antecipado à nova funcionalidade de Pix por aproximação, que será oficialmente lançada em fevereiro de 2025. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) durante um evento com a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Novidade do Google Pay: Pix por Aproximação
Na prática, os usuários de smartphones Android poderão realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais simplesmente aproximando seus aparelhos das máquinas de cartão. Esta facilidade estará disponível de imediato para os usuários da carteira digital do Google e será estendida a outras plataformas a partir de 28 de fevereiro de 2025.
Facilidade e Segurança no Uso do Pix
De acordo com um estudo do Banco Central, muitos usuários relutavam em utilizar o Pix devido ao processo de acessar o aplicativo do banco, a área de pagamentos e ler o QR Code. Com a nova funcionalidade, basta aproximar um dispositivo Android com tecnologia NFC para concluir transações de forma rápida e segura.
Para utilizar o Pix por aproximação, o cliente só precisa informar ao lojista que deseja pagar com esta modalidade, aproximar o aparelho da máquina de cartões, verificar os valores e validar a transação por reconhecimento biométrico.
Disponibilidade e Parcerias
Inicialmente, a funcionalidade estará disponível para clientes do C6 Bank e PicPay, com o banco Itaú sendo o próximo a se juntar à lista de parceiros do Google.
Outras Inovações
Além do Pix por aproximação, o Google está lançando o botão “Pagar com GPay”, que facilita pagamentos em plataformas de e-commerce. Já disponível no aplicativo Zul+ da Estapar, em breve estará também no app do McDonald’s e outras plataformas.
Outra novidade é o “Modo Noturno”, que restringe as transferências Pix a contatos conhecidos entre 20h e 06h para aumentar a segurança e prevenir fraudes.