Financiamento para Compra de Imóvel Rural: Oportunidades para Agricultores Familiares

Picture of Redação Portal Digital

Redação Portal Digital

Financiamento para Compra de Imóvel Rura

Agricultores familiares que desejam adquirir imóveis rurais ou realizar benfeitorias em suas propriedades contam com o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O Banco do Nordeste (BNB) atua como agente repassador dos recursos, contribuindo para a redução da pobreza no meio rural, gerando oportunidades, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar.

Cenário Atual

Os valores financiados pelo BNB para aquisição de imóveis rurais cresceram 36% nos primeiros sete meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Foram contratados R$ 30 milhões em toda a área de atuação da instituição financeira. Em Pernambuco, a agricultura familiar é praticada por mais de 232 mil unidades familiares, abastecendo mais de 70% da população do Estado com alimentos frescos e saudáveis, segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Linhas de Financiamento

O PNCF é operacionalizado por meio de quatro linhas de financiamento: PNCF Social, PNCF Jovem, PNCF Mais e PNCF Empreendedor, de acordo com o perfil dos beneficiários. Os financiamentos abrangem 100% do valor do bem adquirido, com teto de até R$ 280 mil por beneficiário. As taxas de juros variam de 0,5% a 4% ao ano, com prazo de até 25 anos, incluindo até 36 meses de carência.

Financiamento para Compra de Imóvel Rura

Incentivo à Agricultura Familiar

Segundo Luiz Sérgio Farias Machado, superintendente de Agronegócio e Agricultura Familiar do BNB, o principal objetivo da linha é dar condições ao agricultor de ter sua propriedade rural. “O beneficiário, por meio do financiamento, pode adquirir o imóvel rural, dando dignidade ao homem e à mulher do campo que hoje não possuem sua terra para produzir”, afirmou.

Machado destaca o lançamento pelo Governo Federal, este ano, do Programa Terra da Gente, uma nova estratégia para agilizar medidas que visem promover a melhor distribuição da terra e ampliar seu alcance. Segundo ele, isso vai promover a inclusão produtiva das famílias e contribuir para solucionar conflitos agrários e aumentar a produção de alimentos saudáveis produzidos de forma sustentável.

Processo de Solicitação

Os interessados no crédito fundiário precisam apresentar um projeto, feito com a ajuda de uma entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) credenciada para operacionalizar o PNCF. A proposta de financiamento é encaminhada à Unidade Técnica Estadual de Crédito Fundiário com todos os documentos exigidos. Após análise de viabilidade, é enviada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Depois de aprovado pelas análises estadual e federal, cabe ao banco checar a documentação, efetuar o cadastro e o instrumento de crédito, e realizar o desembolso. Para facilitar o processo, o Banco do Nordeste criou uma cartilha que explica o passo a passo, disponível no portal da instituição financeira.

Posts Relacionados

Compartilhar
Twitter
Enviar

Post Anterior

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page

Rolar para cima