Feriado do Dia Nacional da Consciência Negra Tem Festas e Atos em Todo o País

Picture of Redação Portal Digital

Redação Portal Digital

Dia Nacional da Consciência Negra

Data É Celebrada pela Primeira Vez Como Feriado Nacional

Nesta quarta-feira (20), o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra será celebrado pela primeira vez como feriado nacional. Até 2023, a data era comemorada em apenas seis estados e pouco mais de 1.200 cidades. Agora, com a sanção da Lei nº 14.759 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2023, a celebração se estende a todo o país.

Reconhecimento à Cultura Afro-Brasileira

Para o Ministério da Igualdade Racial, a conquista do feriado marca a relevância da cultura e história afro-brasileira para o país. “A celebração em nível nacional é um chamado para que toda a população possa refletir sobre a identidade do Brasil, sobre a importância de valorizar as diferenças e agir coletivamente para que tenhamos uma nação cada vez mais desenvolvida e diversa”, celebra a pasta.

A data de 20 de novembro reconhece a história de resistência do Quilombo dos Palmares, formado na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas, por volta de 1580. Palmares foi o maior refúgio de negros da América Latina, chegando a reunir 20 mil pessoas, a maioria delas escravizadas que fugiram dos engenhos da Bahia e de Pernambuco. Em 1694, o quilombo foi destruído e, no ano seguinte, seu líder, Zumbi dos Palmares, foi assassinado.

Programação Especial em União dos Palmares

Uma programação especial ocorrerá na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), onde está o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Realizada pelos ministérios da Cultura e da Igualdade Racial, Fundação Palmares, Secretaria Estadual de Cultura de Alagoas, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a programação inclui atividades culturais, como maracatus, samba de roda, afoxés, reggae e hip hop, além de homenagens a Zumbi e Dandara dos Palmares.

A Fundação Palmares lançou um aplicativo que permite ao usuário fazer uma visita virtual pelo espaço onde se encontram peças arqueológicas que contam a história dos diferentes povos que habitaram a Serra da Barriga. O aplicativo também permite registrar selfies com personalidades históricas do Quilombo, como Aqualtune, Zumbi, Ganga Zumba, Acotirene e Dandara.

Dia Nacional da Consciência Negra

Atividades pelo Brasil

Em todo o país, atividades relacionadas ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra serão realizadas. O Ministério da Igualdade Racial, em parceria com os ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania e da Cultura, lançou um hotsite e um mapa da igualdade racial, onde é possível verificar a programação de diversas ações e eventos.

Na Região Nordeste, debates, rodas de conversa, festivais e apresentações culturais também celebram a data.

São Luís: Festival Zumbi Vive com apresentações de capoeira, artistas locais e o Tambor de Crioula Filhas de São Benedito.

Bahia: Exposição “O povo negro é o meu povo. Lita Cerqueira, 50 anos de fotografia”, e debates no Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo.

Paraíba: Transformação do Casarão dos Azulejos no Museu da Diáspora Negra e Festival Pretitudes.

Teresina: Festa da Beleza Negra no Memorial Esperança Garcia.

Recife: 14ª Marcha da Capoeira Zumbi de Palmares, roteiro Recife Afro e Festival de Cultura Negra de Pernambuco.

Sergipe: Novembro Negro, reinauguração do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe e apresentações culturais.

Fortaleza: Festival Afrocearensidades com exibição do documentário “Bença” e apresentações musicais.

Natal: 7ª edição do Festival Mungunzá, celebrando a arte e resistência cultural.

Posts Relacionados

Compartilhar
Twitter
Enviar

Post Anterior

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page

Rolar para cima