Vendas no E-commerce são destaque nas promoções do Black Friday

Picture of Redação Portal Digital

Redação Portal Digital

Segundo ICVA, as vendas no E-commerce das promoções do Black Friday cresceram 21,1% e as vendas no varejo 6,9% em 2022.​
Vendas no e-commerce são destaque nas promoções do black friday: As vendas do varejo durante o Black Friday cresceram 6,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O faturamento no universo físico subiu 5,4%. Apesar da expansão, receita ainda fica aquém dos níveis pré-pandemia. Já o comércio eletrônico cresceu 21,1%. O segmento com maior destaque foi o de Farmácias e Drogarias, com crescimento nas vendas de 25,9%, seguindo Turismo e Transportes (+25,1%), Cosméticos e Higiene Pessoal (+22,2%), Alimentação – Bares e Restaurantes (+18,6%), Vestuário (+ 11,8%), Supermercados e Hipermercados (11,7%), Varejo Alimentício Especializado(+10,3%), Livrarias, Papelarias e Afins (9,4%), Veterinária e Pet Shops (+6,7), Óticas e Joalherias (+4,6%) ) e Materiais de Construção (4,3%).

Entre os segmentos mais importantes do varejo, os únicos com queda de receita (-3,6%) foram Móveis, Eletro e Depto. Em termos de vendas presenciais, a região Sul apresentou o maior crescimento de vendas: 14,2%, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul (+18,4%), Santa Catarina (+13,0%) e Paraná (+11,1% ). Seguindo a região Sudeste (+6,5%), liderada pelos estados de Minas Gerais (+8,6%), São Paulo (+7,4%) e Rio de Janeiro (+3,3%). No Centro-Oeste, as vendas no varejo cresceram 3,5%, com destaque para Mato Grosso do Sul (+9,4%). No Nordeste, as vendas subiram 0,2%, com a maior variação no Ceará: 4,1%. Os estados da Bahia e Pernambuco foram os destaques negativos, caindo 1,8% e 1,5%, respectivamente. A região Norte foi a única região onde as vendas caíram 2,9%, com destaque negativo para Roraima (-16,0%).

Na avaliação do Superintendente De Dados E Inovação da Cielo, Vitor Levi, a Black Friday tem se fortalecido de 2020 para cá principalmente por causa do canal e-commerce, cada vez mais inserido na rotina dos consumidores. “Mesmo com essa performance, o faturamento da Black Friday deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019, ano anterior à pandemia.” Ainda segundo Levi, a queda no setor de Móveis, Eletro e Depto, que costuma ser um dos destaques positivos da Black Friday, pode estar associada à antecipação de promoções ao longo do mês de novembro. Isso provavelmente inclui televisores adquiridos para a Copa do Mundo, cujo início ocorreu no dia 20 de novembro; antes, portanto, da Black Friday.

O ICVA – Índice Cielo Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, com base nas vendas de 18 setores (de pequenos lojistas a grandes varejistas) mapeados pela Cielo. Eles representam os 1,1 milhão de varejistas reconhecidos pela empresa. A ponderação de cada setor no resultado geral do indicador é determinada pelo seu desempenho no mês. O ICVA foi desenvolvido pela unidade de inteligência da Cielo para fornecer um retrato mensal do comércio varejista do país com base em informações factuais.

Posts Relacionados

Compartilhar
Twitter
Enviar

Post Anterior

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page

Rolar para cima