O Dia Mundial do Meio Ambiente 2024 está focado em temas cruciais para o futuro do nosso planeta: a restauração de terras, a resiliência à seca e o combate à desertificação. Com a Arábia Saudita sediando as celebrações deste ano, o país destaca seu comprometimento com soluções ambientais, tanto em nível nacional quanto regional, através da Iniciativa Verde Saudita e da Iniciativa Verde do Oriente Médio. Globalmente, a liderança saudita foi demonstrada pela adoção da Iniciativa Global de Restauração de Terras durante sua presidência no G20.
A Importância da Restauração de Terras
A intensificação da crise climática, da perda de biodiversidade e da poluição está ameaçando os ecossistemas globais.
Atualmente, bilhões de hectares de terra estão degradados, afetando quase metade da população mundial e ameaçando metade do PIB global. Comunidades rurais, pequenos agricultores e populações extremamente pobres são os mais impactados.
A restauração de terras oferece uma solução poderosa para reverter a degradação, a seca e a desertificação. Investir em restauração de terras pode gerar até US$ 30 em serviços ecossistêmicos para cada dólar investido. Além de melhorar os meios de subsistência e reduzir a pobreza, a restauração aumenta a resiliência a condições climáticas extremas, melhora o armazenamento de carbono e ajuda a combater as mudanças climáticas. Restaurar apenas 15% das terras degradadas e interromper novas conversões pode evitar até 60% das extinções de espécies ameaçadas.
Combate às Causas da Degradação
Para combater eficazmente a degradação do solo, a seca e a desertificação, é essencial abordar as causas subjacentes, como as mudanças climáticas. O ano passado registrou recordes de temperatura, com impactos sentidos em todo o mundo através de calor extremo, tempestades, inundações e secas. Restaurar a terra sem combater as mudanças climáticas é insuficiente. As nações do G20 devem liderar toda a agenda climática, assim como a Arábia Saudita tem feito na restauração de terras.
Esperança e Ação Global
Há esperança concreta com os compromissos de restaurar um bilhão de hectares de terra, uma área maior do que a China. Se esses compromissos forem cumpridos, o impacto será enorme. O Dia Mundial do Meio Ambiente e a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, que ocorrerá em dezembro na Arábia Saudita, podem criar um ímpeto significativo para atingir essas metas de restauração. Isso contribuirá para desacelerar as mudanças climáticas, proteger a natureza e melhorar os meios de subsistência e a segurança alimentar de bilhões de pessoas ao redor do mundo.
Fotos: Canva