Dia dos Pais 2024: Expectativa de Aumento de 20% no Faturamento de Bares e Restaurantes

Picture of Redação Portal Digital

Redação Portal Digital

Dia dos Pais 2024

No próximo domingo (11) Dia dos Pais, cerca de 79% dos bares e restaurantes esperam um aumento no faturamento em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) entre 22 e 29 de julho com 2.005 empresários em todo o país, 65% dos estabelecimentos preveem um crescimento de até 20%.

Expectativas e Preparativos

Aproximadamente 78% dos estabelecimentos planejam abrir no Dia dos Pais. Em comparação com um domingo comum, 57% dos empresários esperam um aumento nas vendas de até 20%. Outros 7% preveem um crescimento entre 21% e 30%, e mais 7% estão ainda mais otimistas, projetando um aumento superior a 30%.

Desafios Financeiros

Apesar do otimismo, muitos empresários ainda enfrentam dificuldades financeiras. Em junho, 60% das empresas do setor operaram sem lucro, sendo 36% equilibradas e 24% com prejuízo. Em julho, esse número de estabelecimentos no prejuízo caiu para 24%, mas 40% das empresas ainda possuem dívidas em atraso.

José Eduardo Camargo, responsável por conteúdo da Abrasel, afirmou que a movimentação nos estabelecimentos está normal, mas as dificuldades em pagar dívidas atrasadas continuam a impactar os resultados financeiros. “As empresas estão com dificuldades para pagar dívidas atrasadas, o que afeta o resultado, mas não o faturamento”, disse Camargo.

Dia dos Pais 2024

Esforços de Recuperação

Datas comemorativas, como o Dia dos Pais, são oportunidades para as empresas retomarem o fôlego, assim como ocorreu no Dia das Mães, Dia dos Namorados e no Carnaval. “Apesar de o Dia dos Pais não ser historicamente tão potente quanto outras datas, os empresários estão apostando bastante este ano”, destacou Camargo.

Entre as empresas endividadas, 73% devem impostos federais, 47% têm débitos de impostos estaduais, 36% possuem empréstimos bancários em atraso e 29% devem contas de serviços públicos como água, luz e gás.

Programa Emergencial para Retomada

Para enfrentar essas dificuldades, a Abrasel está incentivando a adesão ao novo Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos (Perse), restabelecido em 22 de maio deste ano pela Lei 14.859/2024. O programa oferece benefícios fiscais aos negócios do setor, com renúncia fiscal de até R$ 15 bilhões. O Perse original, instituído pela Lei 14.148/21, visava criar condições para a retomada do setor de eventos, incluindo bares e restaurantes, após a pandemia de covid-19.

Setor Amplo e Diversificado

A Abrasel representa 1,4 milhão de negócios, incluindo bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, empresas de delivery, cafés e bistrôs. “O setor de bares e restaurantes talvez seja o único presente em todos os municípios do país, mesmo os menores. Tem uma capilaridade muito grande”, concluiu Camargo.

Posts Relacionados

Compartilhar
Twitter
Enviar

Post Anterior

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page

Rolar para cima