Vitória de Santo Antão celebra, neste sábado, 3 de agosto, os 379 anos da histórica Batalha das Tabocas. Este evento é um dos principais marcos na história da cidade e será comemorado com uma série de atividades cívicas e esportivas. As celebrações começaram na Praça do Anjo, no Livramento, onde autoridades e representantes da sociedade civil participaram de uma tradicional solenidade a partir das 6h. A programação se estenderá até o Monte das Tabocas, na zona rural, local do confronto histórico entre as tropas locais e os invasores holandeses.
Programação Cívica e Esportiva
Praça do Anjo – Monumento do Anjo da Vitória
6h: Largada do 3º Passeio Ciclístico das Tabocas
6h20: Largada da 44ª Corrida das Tabocas
8h: Ato cívico com hasteamento das bandeiras, pronunciamentos das autoridades e do Prof. Dr. Marcos Galindo, e apresentações da Banda Marcial 03 de Agosto e da Banda do Comando Militar do Nordeste (CMNE)
8h30: Saída da procissão motorizada com o andor de Nossa Senhora de Nazaré, em direção ao Monte das Tabocas
Monte das Tabocas
8h: Abertura da Exposição “Memórias Vivas da Batalha do Monte das Tabocas”
8h30: Ações das secretarias municipais
9h: Ato cívico com hasteamento das bandeiras e chegada da pira simbólica
9h30: Apresentação da Banda Marcial do Colégio Municipal 03 de Agosto
10h: Santa Missa presidida pelo Monsenhor André Martins
12h às 16h: Apresentações culturais – Samba das Antigas e Nildo Ventura
379 Anos da Batalha das Tabocas: Importância Histórica
A Batalha das Tabocas, ocorrida em 3 de agosto de 1645, foi um momento crucial para a expulsão dos holandeses das terras pernambucanas. Apesar de oponentes superiores em número e armamento, a tropa local utilizou táticas de emboscada nos tabocais para vencer os invasores. Este feito é celebrado anualmente como um símbolo de resistência e coragem do povo pernambucano.
Participação da Comunidade
O secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa, Demétrius Lisboa, destacou a importância da comemoração: “Todas as secretarias se juntam para fazer uma festa grandiosa, que tem o tamanho da importância de nossa história. Nosso ato cívico tem uma relevância ímpar para os vitorienses”.
Fotos: Prefeitura Municipal da Vitória de Santo Antão