Recife (PE) – O Comando Militar do Nordeste (CMNE), por meio da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), promoveu a 1ª Conferência de Desenvolvimento de Conceito (CDC) com o Exército dos EUA para o exercício CORE 2025 no Quartel-General Forte Guararapes, sede do Exército Brasileiro na Região Nordeste.
A conferência, presidida pelo General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Comandante Militar do Nordeste, teve como objetivo avançar no planejamento do Exercício CORE, programado para 2025, na cidade de Petrolina, em Pernambuco.
Com a participação de 53 membros, incluindo 14 militares americanos, a CDC abordou detalhes cruciais nas áreas operacional e logística. Além disso, reuniões e atividades externas foram realizadas para familiarizar os visitantes com a cultura brasileira.
CORE 2025 (Combined Operation and Rotation Exercise)
A visita dos militares americanos é um passo preparatório para o Exercício CORE (Combined Operation And Rotation Exercise) 2025, que acontecerá em parceria com o Exército Americano nas cidades de Petrolina e Juazeiro. Este exercício é parte de um programa de cooperação bilateral, estabelecido entre Brasil e Estados Unidos, que prevê exercícios anuais até 2028.
Desde a assinatura do acordo, duas atividades já foram realizadas no Brasil – uma em São Paulo e outra nos estados do Pará e Amapá – e duas nos Estados Unidos.