Branding pessoal o que é? Sabe qual é a sua marca?

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Sua imagem coloca em evidência o seu talento pessoal, que é aquele diferencial em relação as outras pessoas, transmitindo os seus valores e propósitos. Já pensou? Mas, afinal o que é o branding pessoal?

Você se imagina como sendo uma marca? O ser humano inventou o consumo e isso fez com que nós passássemos a ser consumidores vorazes. As marcas ou brands, termo original da língua inglesa, é o que diferencia as empresas que tem liderança no mercado. Para fazer uma associação vamos imaginar a marca Amazon, ela foi avaliada no inicio de 2020 e vale US$ 220,7 bi segundo a consultoria Brand Finance, especializada em avaliação de negócios. É a marca mais valiosa do mundo e estamos falando só da marca. Esse valor que a marca traz em si é o que faz com que as pessoas optem por consumir determinado produto ou serviço. A maior parte das decisões de compra é baseada na confiança e no sentimento de conexão, ou das emoções, que as pessoas sentem em relação a determinado produto, serviço ou indivíduo.

Relacionando com essa dinâmica de valor para as pessoas, um exemplo que podemos comparar são os políticos. Eles tem a sua marca pessoal e avaliamos as ações e atitudes desses indivíduos a cada eleição.

Nós como profissionais ou pessoas também temos o que nos marca. A nossa marca pessoal expressa como gerimos nossas atitudes nas ações do dia a dia e isso faz parte da gestão do nosso marketing pessoal. A nossa exposição agora ampliada pelas mídias sociais nos dá um valor pessoal e a nossa marca tem que ser gerida de acordo com nossas competências, fazendo com que sejamos distinguidos pelo nosso conteúdo que vai ser identificado na nossa imagem em todos os nossos pontos de contato.

Nós como pessoas criamos ao nosso redor uma rede de relacionamento e gerenciar certos procedimentos exige habilidade do profissional e é por isso que o branding pessoal é essencial.

Pra que serve o branding pessoal?

O termo personal branding, foi transformado na expressão branding pessoal que é a denominação de como administramos nossa marca pessoal e convenhamos, precisamos conhecer a importância de gerir nossa marca pessoal.

Para compreender e revelar nosso branding pessoal precisamos repensar nossos valores intrínsecos e para isso, algumas perguntas devem ser feitas. Reflexões como sobre qual é a imagem que seus clientes, seus fornecedores, seus colaboradores e seu chefe têm de você.

Além de refletir sobre a nossa imagem, pensar sobre o branding pessoal ajuda a trabalhar o nosso talento e aquilo que nos diferencia dos outros, transmitindo a nossa audiência os nossos valores e propósito. A união desses valores é o que deve estar em foco para que aconteça uma conexão com outras pessoas, levando ao engajamento com os espectadores, tornando essa marca pessoal referência no seu campo de atuação.

Qualquer pessoa com acesso à internet e à mídia social pode estabelecer uma audiência, se posicionar como especialista e começar a atrair clientes para seus negócios. E é exatamente isso que muitas pessoas estão fazendo. Mas nem sempre é fácil elaborar um plano de branding pessoal eficiente.

Qual seu branding pessoal?

A rede social que mais cresce, o Instagram, é uma ferramenta incrível para o marketing pessoal. A cantora americana Selena Gomez, 24 anos, é a pessoa com mais seguidores nessa rede social, com 123 milhões de seguidores, ela fatura US$ 550 mil por publicação.

Essa talentosa cantora soube como ninguém trabalhar a rede e hoje fatura mais nela do que na sua profissão. Essas ferramentas estão ao alcance de todos e o conteúdo certo para um público especifico fazem a diferença.

Para iniciar uma trajetória nesse novo mercado é preciso identificar as suas competências e fazer uma reflexão é primordial para identificar as suas capacidades técnicas e comportamentais. Os seus atributos devem ser evidenciados no processo de branding pessoal, enquanto os pontos fracos devem ser desenvolvidos.

Comunicação

Quem tem habilidades em comunicar tem mais facilidade e tem que dar ênfase a essa competência. Se de outra forma existe alguma limitação que possa interferir no seu desempenho, reconheça e transforme essa condição.

Posicionamento

Definir um propósito com linhas bem definidas e se posicionar para saber onde quer chegar é muito importante. Comece entendendo qual é o motivo para estar disposto a comunicar sobre aquele assunto. Seja coerente e consistente com os seus princípios. A atuação em diversas áreas necessitam posturas diferentes e atitudes divergentes podem não resultar nos benefícios esperados.

Audiência

Outro questionamento é quem são as pessoas que você quer alcançar? O seu público vai querer consumir o seu produto e a sua marca pessoal. Para isso é preciso saber o que ele quer especificamente. A sua mensagem tem que transmitir aquilo que os seus espectadores consideram importante e você tem que deixar claro que é uma autoridade naquele assunto específico.
O público vai lhe marcar quando precisar daquela informação, produto ou serviço que você oferece. A clareza na mensagem tem que ir de encontro a necessidade de quem está vendo e a sua marca tem que mostrar o que você faz, para quem você faz e por que você faz isso bem.

Meios

O fenômeno das redes sociais está exposto pra qualquer pessoa usar. Essas ferramentas democratizaram a comunicação e seu consumo exponencial tornaram-se vitais para a construção e fortalecimento de um branding pessoal.

Muitas vezes optar por uma rede específica pode fazer parte de sua estratégia por isso a importância de saber onde está a sua audiência. Focar na melhoria da comunicação e uso dos recursos e linguagem dos canais é outro fator importante. Exponha os assuntos do seu branding pessoal naturalmente, falando a mesma língua da sua audiência.

Conteúdo

As pessoas procuram na internet informações para obter conhecimento e os vídeos e artigos explicativos estão ganhando espaço. Essa é uma boa oportunidade pra mostrar sua autoridade em um tema específico.
Com um especialista no assunto à disposição, o espectador não precisa se deslocar até um profissional. Compartilhar suas experiências ou de outras pessoas pode inspirar e motivar a sua audiência. Crie credibilidade com um conteúdo original, relevante e atualizado. Estudar sobre o sua especialidade é fundamental, pois quanto mais informação, mais assuntos vai produzir e isso gera mais confiança e visibilidade.

Resultados

No final de tudo o importante são as respostas. Esse é o objetivo do branding pessoal, aumentar a sua performance. O resultado que tem que estar sempre presente, sem isso nada faria sentido, por isso avalie os resultados no final de cada ação. As ferramentas de avaliação nas redes sociais estão cada vez mais específicas e se renovam todos os dias.
Abuse desses recursos, avalie constantemente e especifique os objetivos para o ciclo seguinte. Com base no acompanhamento das estratégias e ações que foram definidas. No caso de não ter alcançado o êxito que esperava, pode reconsiderar as suas decisões e reestruturar as abordagens. Motivação e planejamento são fatores importantes para implementar o seu projeto. Comece aos poucos, avance com o aprendizado e determine a sua trajetória.

Construiu o branding pessoal é desafiador mas, traz um diferencial nos seus resultados e realça seu talento sobre seus concorrentes.

 

 

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