Aos 17 anos, Victor Eduardo dos Santos Rufino, natural de Glória do Goitá, Pernambuco, viu seu sonho se tornar realidade ao ser aprovado para cursar Engenharia de Software na Jala University, na Califórnia, Estados Unidos. Este grande feito foi alcançado graças ao Projeto de Educação e Tecnologia da ONG Giral, do qual Victor faz parte.
O Processo de Seleção
“O processo de seleção foi muito intenso, mas superei todos os desafios e hoje posso dizer que tenho um sonho realizado”, celebra Victor. O jovem foi um dos 40 alunos que participaram do curso de Python, componente essencial do projeto da Giral.
Preparação e Dedicação
Durante quatro semanas intensivas, Victor e seus colegas participaram de aulas ao vivo, que exigiam muita disposição e força de vontade. “Se eu estou feliz, meus pais estão muito mais”, comenta o jovem, que está finalizando o terceiro ano do Ensino Médio.
Inspirando Novas Gerações
A participação da Giral no processo seletivo da Jala University foi inspirada pela trajetória de Alisson da Silva Santana, de 20 anos, ex-aluno da ONG. Atualmente, Alisson está no terceiro período na Jala University e cursa Ciência da Computação na Uninassau do Recife, além de atuar como monitor nas aulas de Tecnologia da Giral.
“Para ser aprovado na Jala, é necessário apresentar um projeto de Python. Por isso, montamos um curso específico para preparar os jovens e aumentar suas chances de admissão”, explica Alisson. Segundo ele, a aprovação de Victor é fruto de sua dedicação e do ambiente de aprendizado proporcionado pela Giral.
Próximos Passos
Alisson continua a inspirar e liderar novas turmas no curso teórico e prático de Introdução à Programação com Python. As novas aulas começam nesta quarta-feira, 4 de dezembro, e vão até o sábado seguinte, 7 de dezembro. Outra turma terá início em 11 de dezembro e terminará no dia 14 do mesmo mês.
Vantagens da Jala University
Estudar na Jala University traz benefícios que vão além da graduação. A bolsa integral pode chegar a 60 mil dólares durante seis anos ou 40 mil dólares em quatro anos, e os alunos também recebem um notebook de última geração para apoiar os estudos a distância (EAD).
Mesmo com oportunidades de trabalho no exterior, Alisson pretende permanecer no Brasil. “A Jala University incentiva a permanência no país de origem para que possamos contribuir com o desenvolvimento da economia local”, afirma.
Sobre a Jala University
Fundada em 2021, a Jala University é uma instituição latino-americana que visa impulsionar a indústria de software na América Latina e promover o desenvolvimento da propriedade intelectual, capacitando jovens na área de tecnologia. Com um curso de graduação de quatro anos, realizado por meio de Educação a Distância (EAD), a universidade oferece uma bolsa de estudos integral, treinamento completo em um ambiente internacional e a possibilidade de emprego no exterior após a conclusão do curso.