Em um movimento significativo, um grupo de voluntários está organizando um abaixo-assinado para trazer os restos mortais do Capuchinho Frei Damião para Caruaru. Durante todo o fim de semana, essa equipe dedicada estará coletando assinaturas em diversos pontos da cidade. Gilberto de Dora, voluntário do Convento, enfatiza a importância da mobilização: “É crucial chamar a atenção não só de Caruaru, mas de toda a região. Estaremos em frente à Igreja da Conceição, hoje e sábado, até o meio-dia, para coletar assinaturas. No domingo, uma romaria até o Memorial também será realizada para continuar a coleta.”
Memorial Frei Damião em Caruaru
O Memorial em Caruaru, em construção há mais de 20 anos, é um espaço de grande importância religiosa e cultural. Com capacidade para cerca de 5 mil pessoas, o local sedia missas, romarias e quermesses todo terceiro domingo do mês. A intenção do abaixo-assinado é mobilizar a população para transferir os restos mortais de Frei Damião para este local. O documento será entregue na assembleia para a nomeação do novo Provincial dos Frades Capuchinhos, que ocorrerá na próxima semana.
Gravatá e a Devoção a Frei Damião
Outra cidade profundamente ligada a Frei Damião é Gravatá, conhecida como um importante destino de turismo religioso. Peregrinos de todo o estado se dirigem ao município, que foi o local da primeira missa celebrada pelo religioso no Brasil. Anualmente, no dia 31 de maio e no dia 29 de setembro, a cidade celebra a “Caminhada de Frei Damião em Gravatá”, quando fiéis participam de uma romaria até a Capela de São Miguel Arcanjo, na comunidade de Riacho do Mel.
Programação Religiosa em Gravatá
A celebração em homenagem a Frei Damião em Gravatá é sempre um evento especial. A procissão sai da Matriz de Sant’Ana, levando o andor de Nossa Senhora da Conceição e a Cruz Missionária, em direção à Capela de São Miguel. Ao final do percurso de cinco quilômetros até Riacho do Mel, será celebrada uma missa campal, conduzida pelo Padre Márcio e outros religiosos convidados, seguida pela tradicional quermesse.
Imagens: Divulgação.