Para 2024, estima-se que cerca de 128 milhões de pessoas vão presentear alguém no Dia das Mães, movimentando aproximadamente R$ 40,21 bilhões no comércio e serviços.
O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo brasileiro, e a razão é clara: quem não quer homenagear alguém especial nesta data? Pesquisas indicam como o brasileiro planeja gastar para a ocasião.
Um estudo conduzido em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que 78% dos consumidores planejam comprar ao menos um presente neste período.
A expectativa para 2024 é de que aproximadamente 128 milhões de pessoas comprem presentes, movimentando cerca de R$ 40,21 bilhões no comércio e serviços.
As mães são as mais lembradas, com 75% dos consumidores apontando-as como a pessoa que será presenteada, seguidas por esposas, sogras e avós.
Apesar de 70% dos entrevistados acreditarem que os preços dos produtos estão mais altos este ano em relação ao anterior, isso não parece impedir 34% de planejar gastar mais.
Perfumes, roupas e cosméticos lideram a lista dos presentes mais procurados.
Os produtos mais vendidos no Dia das Mães devem ser roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%), de acordo com dados da CNDL/SPC.
No que diz respeito aos canais de compra, 79% planejam comprar online, 63% via aplicativos, e 20% pelo Instagram, uma rede social cada vez mais utilizada para impulsionar as vendas no varejo.
No entanto, as lojas físicas ainda são o local de compra preferido para 74% dos consumidores, com 29% optando por shopping centers, 15% por shoppings populares, 15% por lojas de departamento, e 14% por lojas de rua.
Pix é a forma de pagamento mais popular
O Pix se destacou como a forma de pagamento mais popular, sendo preferido por 41% dos consumidores que optam por pagar à vista, seguido pelo cartão de débito (21%).
Os consumidores estão atentos aos preços, com 80% planejando pesquisar antes de comprar presentes, principalmente pela internet (80%), seja em sites/aplicativos (66%) ou nas redes sociais (43%).
Embora as compras online estejam crescendo, 62% dos consumidores pesquisam preços em lojas físicas.
Quanto aos pagamentos a prazo, 48% dos entrevistados mencionaram o parcelamento no cartão de crédito (29%).
Além de ser uma das datas mais importantes do ano para movimentar o varejo, o Dia das Mães também destaca o afeto familiar, com a maioria dos consumidores planejando comemorar em família.
A maioria dos consumidores pretende celebrar com a família, com 44% querendo passar o dia na casa da mãe, 28% em suas próprias casas, e 9% optando por almoçar em restaurantes ou bares.
Fotos: canva