Novo DPVAT é Aprovado no Senado. Saiba Como Vai Funcionar

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Seguro obrigatório voltará a ser cobrado a partir do próximo ano; custo pode ser até 10 vezes mais alto do que antes.

O Senado aprovou nesta quarta-feira (8) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 233/2023, que restabelece o seguro obrigatório de veículos, anteriormente conhecido como Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), agora chamado de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).

A proposta prevê a cobrança do seguro de proprietários de veículos para financiar as indenizações por acidentes de trânsito. O projeto segue agora para sanção ou veto presidencial.

Além de criar o SPVAT, o PLP 233/2023 aumenta em R$ 15,7 bilhões o limite de despesas da União. O senador Jaques Wagner (PT-BA), relator do projeto, apresentou parecer favorável ao texto.

A proposta foi aprovada por 41 votos a 28. Segundo Wagner, o custo do novo seguro deve ficar entre R$ 50 e R$ 60 por ano, conforme estimativas do Ministério da Fazenda. Outra alteração é que não haverá mais diferenciação entre motos e automóveis. Sob o novo projeto, a Caixa Econômica Federal administrará o seguro.

Wagner argumenta que o novo valor representa uma redução em relação aos valores anteriores do DPVAT. “Na época da gestão pela holding de seguradoras (grupo Líder), os valores eram superiores a R$ 100 para carros e a R$ 200 para motos, mostrando uma margem de lucro excessiva”, afirmou.

Novo DPVAT é Aprovado

Histórico do DPVAT

No entanto, uma análise do histórico de cobranças do DPVAT para automóveis revela que essa afirmação pode ser relativa. Em comparação com o último ano de cobrança em 2020, o novo valor pode representar um aumento de até dez vezes. O seguro custava R$ 105,65 para automóveis em 2016, depois caiu para R$ 68,10 em 2017, para R$ 45,72 em 2018, para R$ 16,21 em 2019, e finalmente para R$ 5,23 em 2020.

O DPVAT indeniza vítimas de acidentes de trânsito e ajuda a financiar o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, as indenizações variam entre R$ 135 e R$ 13.500.

A suspensão da cobrança em 2021 ocorreu sob o argumento do então governo de Jair Bolsonaro de que o consórcio do DPVAT, administrado pela Líder, possuía R$ 4,3 bilhões em caixa.

Como o SPVAT funciona Anteriormente, a cobrança era feita no início de cada ano. O custo variava de acordo com o tipo de veículo, com correção anual. O novo texto prevê que a falta de pagamento resultará em multa por infração grave, atualmente R$ 195,23.

Para solicitar a indenização do seguro, a vítima deve apresentar prova simples do acidente de trânsito e do dano causado por ele. Em caso de morte, é necessário apresentar a autópsia emitida pelo Instituto Médico Legal (IML) ou, se não houver conexão suficiente, a certidão de óbito.

No modelo anterior, a indenização por morte ou invalidez permanente era de R$ 13,5 mil, com reembolso de até R$ 2,7 mil para despesas médicas. Agora, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) definirá os valores de indenização e reembolso, bem como os percentuais de cobertura para diferentes tipos de incapacidade parcial.

Fotos: Canva

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